Resistência às melhoras

14 08 2010

Vim aqui e pensei: caramba.. o que eu vou postar hoje?… Mas pera ai! Pra que pensar? As pessoas hoje não querem ler nada de interessante mesmo… na verdade, hoje em dia as pessoas não querem nem mesmo ler alguma coisa, porque na verdade nos tornamos uma geração de espectadores da vida, ao invés de personagens dela. Preferimos assistir as coisas acontecerem no seu fluxo natural do que gastar nossas energias fazendo algo pra mudar o curso e quem sabe conseguir que as coisas saiam exatamente do nosso jeito. O medo de não atingir nossas expectativas impede a grande maioria da população (se não toda ela) de se quer tentar! e ai vão surgindo varias fobias em uns, rancor e murmúrios atravancados na alma de outros… mas o que fazer? É fato de que a sociedade está entrando em declínio (outra vez), mas como disse um amigo meu, isso já esta acontecendo desde que a sociedade foi fundada! E eu concordo com ele. Mas se não podemos salvar a sociedade… por que não salvar aquele pedacinho no qual estamos inseridos? Se cada pessoa pensante resolvesse transformar seus pensamentos em ações… aos poucos.. suas vidas iriam melhorar sem duvida, é cansativo, mas gratificante. Não digo que sou o “senhor ação” onde vivo, na verdade luto muito para fazer o pouco diferencial que consigo, até por que as pessoas que tem medo de tentar tem mais medo ainda de pessoas que tentam, por que essas ameaçam a comodidade na qual se acostumaram a viver, uma mudança no local onde se vive, nos obriga a mudar também, caso contrario seremos deixados de lado, e como essas pessoas tem medo de tentar uma mudança (e não conseguirem, ou mesmo de sair da sua “zona de conforto”), preferem rejeitar e/ou marginalizar essas pessoas que ao contrario delas, querem inovar e crescer. Podemos ver muito isso nas escolas, onde um aluno que quer se sobressair, é rapidamente rejeitado pelos demais. Na minha visão, isso é uma tremenda de uma burrice por parte da maioria. Veja um esquema da transformação de sala de aula perfeita:

A sala tem 30 alunos e um desses alunos cai na real e percebe que tem q se esforçar pra ser o melhor desde agora, por que no futuro ele precisará disso. Daí ele se empenha e se torna o primeiro aluno da sala. Daí outro olha pra esse, que era como ele mas agora esta tão na sua frente e pensa: “se ele conseguiu chegar aí, vou ser melhor que ele.” Daí esse outro se empenha e se torna alguém melhor que o primeiro (vou chamá-los de Pedro e Paulo respectivamente). Depois dessa virada, suponhamos que três alunos cheguem a seguinte conclusão: “se Paulo conseguiu ser mais inteligente que o Pedro, por que eu não?” dai estes se empenham em ser melhores do que os dois e ao mesmo tempo Pedro pensa: “Como pude deixar alguém me passar pra traz?! Tenho que ser o melhor de novo!” Daí temos 5 alunos se empenhando em ser os melhores. e seus sucessos motivam os demais.

Mas o que realmente acontece?

A verdade é que sempre tem alguém que toma o papel de Pedro nessa história, mas o que acontece em seguida é bem diferente. Ao invés de um tomar o papel de Paulo, um grupinho de alunos conclui erradamente: “Pow! Esse cara ta muito na nossa frente, agente vai ser marginalizado perto dele” (claro q não com essas palavras mas é basicamente isso que se passa pela cabeça deles), outro ao invés de ver aquele como um motivador para seu próprio crescimento, se incomodam e se enganam com a seguinte inverdade: “Poxa! que cara metido! tudo que agente fala ele vai e fala mais certo! ele deveria ficar quieto!”, isso quando elas literalmente não mandam o “Pedro” calar a boca no meio do seu discurso.

E isso não acontece só no meio estudantil. No meio empresarial, quantos não foram despedidos por terem atitudes corretas, éticas e honradas? Incontáveis!

A verdade é que só se pode melhorar em algo, quando você tem um adversário melhor que você.

Espero que tenham entendido isso e que ao encontrarem alguém melhor que vocês por aí, ao invés de rejeitá-lo, assumam o papel de Paulo, e tornem-se melhor do que ele.

Ah! E por favor! Façam isso de forma honesta (detalhe importante)

abraços!


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: